segunda-feira, novembro 13, 2006

UGA: ALUNOS EM GREVE
“PROPINAS NÃO SOBEM”,
PROMETE O REITOR



O Patos conseguiu uma entrevista exclusiva com o Senhor Reitor, no auge da contestação estudantil contra uma alegada escalada brutal de preços daquele estabelecimento de ensino superior.

Patos: Senhor Reitor, a UGA vai aderir ao "processo de Bolonha" ?
Reitor: Não, nem pensar, aqui na cantina o spaghetti "carbonara" tem muito mais saída.

Patos: Não estávamos a falar de ...
Reitor: Ouça lá, veio aqui para me falar de culinária ? Se tiver alguma coisa interessante a perguntar pergunte, mas deixe-se de trivialidades. Tenho pouco tempo.

Patos: Senhor Reitor, como interpreta os protestos dos alunos face ao que qualificam de aumento brutal dos preços ?
Reitor: Disparates, isso são disparates. As propinas não vão subir.

Patos: Então as propinas da UGA não vão subir ?
Reitor: Já lhe disse que não, eu prometi que não subiam e sou um homem de palavra.

Patos: Mas os alunos queixam-se que agora, para além das propinas, têm de pagar por cada aula a que assistam. Não é uma contradição ?
Reitor: Claro que não. Isso é simbólico.

Patos: Acha simbólico pagar 20 Euros por aula ?!
Reitor: Isso não é bem assim. Muito fiz eu pelos alunos, até criei cadernetas de senhas para assistir a aulas; 10 senhas, 50 Euros. Consegui poupar 15 Euros por aula aos alunos, pagam apenas 5 Euros por aula.
Patos: Mas as aulas não custavam nada. Acha justo?
Reitor: Não se trata de ser justo ou não, é um benefício que eu consegui para os alunos. Em vez de 20 Euros por aula, podem pagar apenas 5. Poupam 15 Euros por aula. Aliás, a inscrição nos exames custava 50 Euros por exame e não subiu. E a maior parte dos alunos que estão aí a protestar nem sequer vão às aulas, são agitadores. Dizem que as aulas não prestam e não põem lá os pés, queixam-se de quê ?

Patos: Mas ao que consta este ano não podem ultrapassar um novo limite de 1% de faltas para obter aproveitamento. Logo …
Reitor: Isso é desinformação, vê ? 1% das faltas é para as cadeiras semestrais. Nas anuais podem dar 1,25% das faltas.

Patos: Mas alguma das cadeiras semestrais tem 100 aulas ? Isso não significa que qualquer falta é um chumbo, ou seja, na prática obrigar os alunos a pagar e assistir às aulas todas ?
Reitor: Isso são especulações à volta da matemática. Havia que criar um limite, e há critérios a observar. São questões sérias.

Patos: Mas então se um aluno quiser fazer uma cadeira com, por exemplo, 50 aulas, terá que desembolsar, para além das propinas, 1000 Euros ? Não acha um exagero ? E se faltar uma única vez chumba ? O risco não é muito grande ?
Reitor: Lá está você a dizer falsidades. Com as senhas fica muito mais barato. Quanto às faltas, há mecanismos para minimizar os riscos. Vamos lançar um seguro de faltas. O aluno faz o contrato, que custa apenas 175 Euros, e cada falta que tenha é-lhe retirada mediante o pagamento de apenas 37 Euros. Pensámos em tudo para proteger os alunos.
Patos: E a questão do estacionamento ? A nova taxa de 3 Euros por hora quando o parque sempre foi gratuito. Não reconhece razão de queixa aos alunos ?
Reitor: Não, não têm razão nenhuma. É por questões ambientais, para incentivar os alunos a vir de transportes colectivos.

Patos: Mas os alunos que não entram pelo parque de estacionamento queixam-se que lhes é cobrada uma taxa de 1 Euro à entrada. Isso não é contraditório ?
Reitor: Ouça, você é do contra. Os alunos que vêm de transportes públicos têm direito a um desconto de 50% no parque, aos domingos entre as 19 e as 24 horas. Em tudo isto há mecanismos de compensação. Aliás, não gastam combustível, não se esqueça disso.
Patos: !?
Reitor: Olhe, isso dos parques é uma falsa questão. E já que falámos de gasolina, os utentes do parque têm direito a um desconto de 3 cêntimos por litro de combustível em vários postos, creio que à 5ª feira. E no posto do Carrefour têm desconto de 4 cêntimos. Fizemos um protocolo com o Carrefour a pensar especialmente nos utentes do parque da UGA. Abasteçam no Carrefour.
Patos: 4 cêntimos de desconto ? Mas o desconto normal é de 6 cêntimos, que protocolo é esse ?
Reitor: Por cada litro para um aluno da UGA, o Carrefour dá 2 cêntimos à UGA, o que permite manter um nível mais baixo nas taxas de afixação final.

Patos: Taxas de afixação final ? O que é isso ?
Reitor: É um pequeno sacrifício simbólico que pedimos aos alunos. Uma pequena quantia que é paga para que o resultado dos seus exames seja divulgado.

Patos: Então agora os alunos pagam para ter a nota dos exames ?
Reitor: O Pato é que está a distorcer o que eu disse. Aqui não se pagam notas, isto não é o Ellen Key. Não é para “ter a nota”. É para a nota ser afixada. Olhe, e não é agora. É só daqui a 2 meses, quando fizerem os exames do primeiro semestre. Vê como vocês mentem ? Eu sou um homem de palavra.
Patos: Mas essa taxa é do conhecimento dos alunos ? E quanto é a taxa, afinal ?
Reitor: Está em estudo, era para ser cinco Euros por cada valor, na escala de um a vinte, mas os alunos podem ficar sossegados que estou a bater-me em sua defesa e em princípio vai ser apenas 1 Euro.

Patos: 1 Euro para a afixação da nota ?
Reitor: Lá está você a colocar na minha boca o que eu não disse. Deverá, em princípio, ser apenas 1 Euro por cada valor, embora numa escala de 1 a 100. Mas é cedo para falar disso. Há que estar calmo que já baixei o valor de 5 para 1. Faço tudo pelos alunos.

Patos: Ó Senhor Reitor, e como justifica o rumor de que as propinas serão pagas em 14 mensalidades ?
Reitor: Ouça, isso é má-fé. Quem é que falou em mensalidades ? Eventualmente poderão ser 14 tranches, mas não serão mensais. Aliás, basta fazer as contas, acha que o ano tem 14 meses, é ?

Patos: O Senhor Reitor acha que …
Reitor: Olhe, tenho que me ir embora, tenho uma reunião com o meu novo consultor e professor. Oh / Ó Doutor, Oh / Ó Teixeira dos Santos, ‘tás bom? Oh / Ó Pato, como vês as propinas não subiram. Eu cumpro o que prometo.

Pato Si

1 Comments:

Blogger bombas said...

Não sei porque é que o discurso do Reitor é IGUALSINHO ao do PM dum país que eu cá conheço bem...
Será pura coincidência?
Que discurso anti-socrático :-)

terça-feira, novembro 14, 2006 12:21:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Las Vegas Condos
VerizonWireless